Imagem capa - 10 Dicas para o Ensaio Gestante Perfeito! por Victor Suriano Pereira
Gestação

10 Dicas para o Ensaio Gestante Perfeito!

Se você chegou até aqui, creio que de alguma forma a gravidez faz parte do seu mundo. Seja por que está grávida, conhece ou tem alguém na família que está, ou ainda, é alguém que tem um lindo desejo tão sonhado e planejado que se tornará uma realidade em breve.


A gravidez é, sem dúvida alguma, o momento mais importante na vida de uma mulher, até mesmo para aquelas que já passaram por essa experiência, pois, cada gestação é única, cheia de novidades e repleta de desafios. São muitas transformações regadas a anseios, medos e preocupações, porém, que trazem alegria e plenitude para a família.


As dicas a seguir foram pensadas para ajudar as mamães que planejam ou sonham ter aquelas fotos de gestantes dignas de capas de revista. Preparamos 10 dicas imperdíveis para ter uma linda recordação deste momento sublime que uma mulher pode ter. Sejam através de arquivos digitais de fotos de grávida ou em um álbum de fotos de gestante, toda mulher deseja e merece viver esta experiência.


Aproveite as dicas, pois, fizemos com o maior carinho.


1ª Dica – O Período Ideal


Antes de qualquer coisa, é preciso ressaltar que cada mulher tem o seu tempo e ele pode variar de mulher para mulher. Não há receita de bolo quando se trata de uma gravidinha. O período apresentado aqui é um balizador para que as mamães gestantes possam ter uma meta para seguir e comparar com o seu desenvolvimento gestacional. Sendo assim, optamos por realizar o ensaio gestante é entre a 27ª e a 35ª semana de gestação, pois, nessa fase a barriga já cresceu bastante e a mamãe estará se sentindo plena e deslumbrante. É provável que nesse período ela ainda não esteja sentindo os desconfortos do final na gestação, como o inchaço, falta de ar, cansaço decorrente do peso da barriga. Podendo assim curtir muito mais o ensaio, e sem dúvida se sentirá diva em todas as fotos!




2ª Dica – O Local


Muitas mamães optam por uma sessão fotográfica de gestante em estúdio, devido ao conforto, pois, elas geralmente se cansam com mais facilidade e podem se incomodar por causa do calor e outros fatores. Porém, as fotos em locações externas ficam muito mais bonitas. É claro que isso depende do gosto de cada um. Mas, para todo fotógrafo as luzes e cores produzidas pelo pôr do sol são incomparáveis. Caso não seja possível realizar uma sessão externa, pense em lugares com boa iluminação e, de preferência, que seja possível a utilização da luz natural, o que favorece e muito a beleza do ensaio e da gestante.


Muitas gestantes estão optando por realizar seus ensaios em casa, pois, criam uma linguagem fotográfica única e própria da família, trazendo ao ensaio um ar intimista e aconchegante. Muitas manifestam este desejo dizendo que fazem questão de no futuro mostrarem para seus bebês onde eles viviam, enquanto família, quando ainda estavam na barriga da mamãe. Fofo isso, não? E por que não pensar neste tipo de ensaio fotográfico. Converse com o fotógrafo escolhido sobre esta possibilidade, tenho certeza que esta é uma linda forma de fugir de roteiros/ensaio que todas as mamães procuram. 





3ª Dica – O Horário


Se você prefere uma sessão externa, é importante aproveitar a luz do dia. Sendo assim, opte por fazer as fotos nas últimas horas da tarde, pois o calor é menos intenso — e a luz é bem mais bonita. Mas se esta não for a sua vontade, escolha horários em que você geralmente se sinta bem disposta. Nas últimas semanas de gestação aqueles cansaços repentinos no meio da tarde são mais costumeiros e podem te atrapalhar. Creio que neste momento de sua gestação, você já conheça seus horários. Pois bem, converse com seu fotógrafo sobre eles.




4ª Dica – Figurino


É muito cômodo quando marcamos um ensaio e o fotógrafo diz que não é preciso se preocupar com o figurino, pois, o estúdio oferece as produções. Mas você já parou para pensar que este é um momento único, exclusivo, seu e que seria mágico deixá-lo realmente a sua cara? As pequenas coisas fazem muita diferença, pois, este é o seu momento. Pense em cada detalhe, sonhe, escolha os seus figurinos, aquilo que mais combina com você e com sua família, algo que represente a sua personalidade. Não importa se são peças básicas do seu dia a dia. A beleza da gravidez já é suficiente para deixar o ensaio lindo, por isso, a melhor opção é um ensaio natural e sem o uso de muitos artifícios. Não se esqueça que algumas produções que hoje parecem ser bonitas, poderão parecer de mau gosto no futuro.


Outra dica é com relação à noite anterior ao ensaio. Se a mamãe seguir a primeira dica que demos neste post, ela provavelmente estará com aquele lindo barrigão. Pode ser que também esteja enfrentando dificuldades com inchaços pelo corpo, o que pode trazer algumas dificuldades para o fotógrafo na hora da edição e tratamento das imagens.  Na noite anterior, procure dormir com roupas mais soltinhas que não marquem a barriga, os braços ou pernas.




5ª Dica – Produção


Este talvez seja um dos dias mais esperados e desejados da gestação. Nele você poderá eternizar toda a felicidade que a chegada do seu bebê representa para a sua família. Então, por que não reservar um tempinho só para você? Por que não se cuidar, e sentir ainda mais bonita? Uma tarde de cuidados deixará o seu ensaio ainda mais lindo. Além de relaxar um pouco em meio a toda a ansiedade que envolve a espera do bebê.


O que vou dizer pode parecer esquisito, mas, na noite anterior a sessão, evite roupas íntimas que possam deixar marcas na barriga ou outra parte do corpo. Prefira usar roupas mais soltinhas. Isso também serve para o dia da realização das fotos.


Cuidado com a maquiagem!!! A diferença de tons de pele pode aparecer nas fotos de corpo inteiro, portanto, cuidado para não deixar o rosto diferente da barriga. Não se preocupe com a linha vertical no meio da barriga, ela é a marca registrada da gravidez, de quem você é!!! 


6ª Dica O que levar para o ensaio gestante


Converse com o profissional escolhido sobre as coisas ou lembranças importantes para você. É importantíssimo que ele saiba o que a mamãe espera da sessão e o que gostaria de colocar ou não nas suas fotografias. Aqui o importante é que haja a conexão com o profissional, que conhece a arte fotográfica e pode lhe dar caminhos para que suas lembranças deste dia sejam perfeitas, e de igual forma, não fique nada sem o devido registro. 




7ª Dica – Participações Especiais


O foco principal em um ensaio fotográfico durante a gravidez será sempre a gestante. Isso não impede que outras pessoas ou bichinhos de estimação façam parte deste momento. Embora alguns papais sejam muito tímidos, a presença deles será fundamental para que o registro histórico de sua presença seja feito e também para dar tranquilidade a mamãe. Fotos do papai acariciando o barrigão são clássicas.




Ensaie com o papai. Procure fotos na internet que você goste e treine as poses com ele. Depois, deixe o fotógrafo sabe quais são as suas preferidas. Ele saberá adaptá-las ao seu ensaio.


8ª Dica – Cuidados com a contratação do fotógrafo


Antes de fechar o contrato, verificar nas redes sociais do profissional escolhido o tipo de fotografia feita por ele, para se ter uma ideia de como é o seu trabalho. Assim fica mais fácil saber se você gostará do resultado final de seu book ou se existe a possibilidade de problemas futuros.


 Converse muito com o fotógrafo antes de contratar seus serviços. Tire TODAS as suas dúvidas antes de assinar o contrato. Exija um contrato com todos os acertos feitos entre vocês, tipo: Forma de pagamento, prazo para entrega do trabalho, forma de entrega das fotos, quantidade de fotos que serão entregues e outros.


Clique no ícone e faça o download grátis do modelo de contrato fotográfico para ensaio gestante que preparamos para você não ficar perdida na hora de contratar um profissional.


Clique no ícone e faça o download grátis do modelo de contrato fotográfico para ensaio gestante que preparamos para você não ficar perdida na hora de contratar um profissional.

9ª Dica – Foto no Papel


A comodidade das fotos digitais é inegável. Podem ser levadas para qualquer lugar em um simples smartphone, podem ser visualizadas em vários dispositivos diferentes, como televisões, tabletes e notebooks. Porém, nada substitui o prazer de se sentar em família e folhear o seu tão sonhado e cuidadosamente planejado livro fotográfico. Diz aí, sua mãe ainda guarda o álbum de casamento dela e em toda oportunidade ela faz questão de mostrar para todos aquele dia tão feliz em sua vida, não? Invista um pouco mais e não deixe de fazer seu lindo álbum e deixá-lo ao alcance das mãos. Quando a saudade bater ou seu baby chegar, o prazer de se sentar em família e folhear seu book não terá preço que pague.




10ª Dica – Uma verdade sobre estar grávida


E para fechar, a dica mais importante é sobre quem você é. Embora não seja uma mulher, tenho uma linda esposa que acaba de ser mãe. Pude acompanha-la em toda a sua jornada. Vi seus medos e questionamentos. Sei que nesta fase tudo toma grandes proporções, que em alguns momentos não se acham atraentes ou bonitas, afinal, são muitas mudanças e muiiiitos hormônios. Mais saiba de uma coisa. TODA GESTANTE É LINDA e encontra-se em estado de graça por carregar em si uma vida. Acredite!


Esqueça a timidez. Se solte. Aproveite, pois, este é o SEU momento. A diva é você. Caso alguma coisa em sua pele como manchas, espinhas ou imperfeições te incomodem é possível utilizar uma base bem levinha para encobri-las ou ainda, programas profissionais de edição de fotos podem ser utilizados. Mas, se você não se importa, esta é a mensagem que você deve mandar para o futuro. Quem você é por completa. Em todas as suas nuances. Por inteira. De uma forma ou de outra, a verdade é que seu ensaio ficará lindo de qualquer maneira.


Não perca a oportunidade de fazer um lindo ensaio fotográfico na sua gravidez.  Ter para sempre a recordação desses momentos únicos e incríveis na vida de uma mulher não tem preço.


E você, está grávida e planejando seu ensaio ou já realizou uma sessão fotográfica de gestante? Conta para gente aí nos comentários como foi ou está sendo a sua experiência!!!